Serve até
8 pessoas
Tempo de preparação
20 minutos
Tempo de cozimento
40 minutos
Data de validade
3 dias
Ingredientes
Massa
Recheio
Para assar
Modo de preparo
Massa
- Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó.
- Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa
- Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia.
- Modele uma bola e achate levemente para formar um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir.
- Embale com filme e leve à geladeira para firmar por no mínimo 30 minutos para firmar (se preferir prepare no dia anterior). Enquanto isso, prepare o recheio de banana
Recheio
- Descasque e corte as bananas em rodelas de cerca de 1 cm. Numa
tigela pequena, misture o amido com a água até dissolver, reserve. - Leve uma panela média com o açúcar ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até derreter – mexa de vez em quando com uma espátula d silicone para derreter de maneira uniforme e não queimar.
- Assim que todo o açúcar derreter, adicione a manteiga e misture bem para incorporar.
- Junte à panela as rodelas de banana, a canela e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando, até a banana começar a soltar o próprio caldo.
- Acrescente o amido dissolvido na água e mexa com a espátula por cerca de 5 minutos até o recheio engrossar e começar a soltar do fundo da panela – a consistência é de um doce de banana, não mexa demasiadamente para manter alguns pedaços de banana inteiros.
- Transfira o recheio para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente para amornar antes de rechear a torta – se ele estiver muito quente pode umedecer e cozinhar a massa.
Para assar
- Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
- Separe uma fôrma redonda canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura.
- Retire a massa da geladeira – caso tenha preparado a massa no dia anterior, retire da geladeira 10 minutos antes de abrir para ficar mais fácil de abrir.
- Com uma espátula (ou faca) corte a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que a base da fôrma.
- Atenção: esta massa é bem delicada e pode rachar por conta do açucar, durante o processo polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo.
- Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma.
- Passe o rolo sobre a borda da fôrma para cortar o excesso de massa – reserve as aparas para a decoração.
- Com uma colher espalhe e nivele o recheio de banana, cobrindo todo o fundo da massa.
- Polvilhe a bancada com mais um pouco de farinha e abra a outra metade da massa, seguindo as instruções do passo 2.
- Enrole a massa sobre o rolo e desenrole sobre a fôrma para cobrir o recheio.
- Pressione delicadamente a lateral da fôrma para selar a borda com a massa da cobertura.
- Com uma faca (ou carretilha) corte o excesso de massa. Para a decoração: junte todas as aparas da massa e amasse para unir numa só porção. Polvilhe mais farinha sobre a bancada e abra a massa formando um retângulo. Com a faca (ou carretilha) corte 9 tiras de cerca de 1 cm de largura – ideia é montar 3 tranças, quanto mais longas forem as tiras mais fácil de montar.
- Apoie 3 tiras na bancada, uma ao lado da outra e una as pontas – aperte a massa para firmar. Faça uma trança com as tiras e una as pontas, apertando a massa no final. Repita com as outras tiras para formar 3 tranças.
- Numa tigela pequena, quebre o ovo e misture com a água. Com um pincel, espalhe a mistura na superfície da torta. Disponha as três tranças sobre a tampa da torta, formando um círculo rente a borda. Pincele a mistura de ovo e água também sobre as tranças.
- Com a ponta de uma faquinha, faça 4 cortes em cruz no centro da torta – eles servem de saída para o vapor na hora de assar. Leve a torta ao forno para assar por cerca de 45 minutos, ou até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar para servir.
Dicas
- A torta de banana também fica uma delícia servida quente com sorvete, creme batido ou pé de moleque com laranja.
- PODE CONGELAR Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), desembale e transfira a torta para uma assadeira. Leve direto ao forno (ainda congelada), o tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.